Delegacia da Mulher: dicas contra a violência
setembro 2, 2013   By:    Motivação, Todos os Vídeos, Últimas   Sem comentários    

Violência contra a mulher em seus vários tipos de violência, violência sexual, violência doméstica, ameaças. Esses são temas cuidados pela DEAM – Delegacia da Mulher. Aqui, a Delegada Ana Cristina Santiago dá dicas para a mulher se proteger, ficar atenta e denunciar.

Segundo a Delegada, a ameaça é um dos delitos mais graves na violência contra a mulher. “O homem que ameaça matar, tem o desejo de matar”. Dicas: observe bem, denuncie e mantenha distância do ameaçador.

Medo de denunciar. Este é o principal fator de mulheres protelarem a denúncia. Até chegar ao balcão de uma delegacia, a mulher enfrenta muitos obstáculos, sendo o medo o mais forte deles. Mas a Dra. Ana Cristina diz que é preciso enfrentar o medo e DENUNCIAR. “Existem situações que são inegociáveis, e uma delas é a integridade física e emocional da mulher”.

Cena do assassinato no Terraço Shopping Foto VEB

Aumento do número de crimes passionais no DF? Ao responder, a Dra. Ana Cristina diz que “os homens estão cada vez mais covardes, à medida que não conseguem lidar com a perda, a rejeição da companheira”.

Atenção para os seguintes sinais: Ciúme desmedido, implicância com suas roupas, determinação com quem você deve ou não deve se acompanhar, cerceamento do convívio com parentes. Esses traços podem indicar o início de algo muito mais sério: o primeiro empurrão, um tapa, um soco.

ALERTA: A violência contra a mulher é crescente. Nenhum homem está, hoje, fazendo declaração de amor e, no dia seguinte, está agredindo. A sequência é “natural”, em espiral, começando com atitudes que ainda são aceitas pela sociedade.

A partir da agressão, esses são os passos: 1) Registrar a ocorrência; 2) São expedidas as Medidas Protetivas; 3) Oferecimento da Casa Abrigo; 4) Instalado Inquérito Policial; 5) Inquérito expedido para o Judiciário.

 

Nome da entidade:
  Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) – Brasília 
Endereço:
  EQS 204/205 – Bairro: Asa Sul
Cep:
  70234-400
Município:
 Brasília
Telefone:
 (61)3442-4300 Fax:  (61)3442-4308
E-mail:
 deam.df@yahoo.com.br 
Sobre o autor :

Comunicadora, redatora, radialista, palestrante motivacional, diretora do site Viver em Brasília.

Outros posts

Escreva um comentário