Como fazer um bom café em casa?
outubro 17, 2013   By:    Destaque, Receitas & Gastronomia, Todos os Vídeos   Sem comentários    

Preparar um café gostoso e de qualidade não é fácil não. Tem também os seus segredinhos. Primeira dica: não ferver a água. Quer descobrir o motivo? Assista ao vídeo. O nosso grande mestre é o barista Antonello Monardo.

antonello monardo ensinando tudo sobre café

Antonello Monardo ensina Mônica Nóbrega tudo Sobre Café – Grãos, Preparo…

O café é uma das bebidas mais apreciadas no mundo, desde sua difusão do Oriente para a Europa e Américas.
Mas só há poucos anos que o café brasileiro vem se adaptando às exigências do mercado consumidor. Antes, o que se tinha era uma bebida mediana a ruim, hoje isso é bem diferente.

A qualidade final da bebida café, é influenciada pela origem e variedade dos grãos, pelo processamento pós-colheita e, muito mais pela intensidade da torra. Caso seja bem executada, tomando-se o cuidado de elevar a temperatura gradualmente, vigiando o tempo todo o processo, refrigerando imediatamente e intensamente o grão tão logo se complete a torra; teremos uma bebida agradável e saborosa, caso

contrário, teremos apenas grãos queimados, com superfície totalmente oleosa e um sabor extremamente desagradável. Neste ponto de torra, não se perceberá se a bebida foi feita com grãos de boa ou péssima qualidade, sendo o principal artifício usado pela maioria das indústrias para mascarar os muitos defeitos do café utilizado.

O café é a única bebida que no seu processo de elaboração é aquecido a mais de 200°C, porém, no seu preparo, não pode em hipótese alguma, ser elevado a 100°C, sob o risco de matar; inúmeras substâncias que lhe conferem o agradável aroma e sabor.

tipos de graos de cafe

Café para Coador, MOKA, para cafeteira italiana e French Press

Sobre o autor :

Comunicadora, redatora, radialista, palestrante motivacional, diretora do site Viver em Brasília.

Outros posts

Escreva um comentário