Casos raros da Medicina – Pessoas que nasceram sem língua
setembro 2, 2013   By:    AMBr TV Digital, Destaque, Medicina, Pesquisas Científicas, Todos os Vídeos   1 comment    

Casos raros da ciência como Aglossia congênita, que é nascer sem a língua, são debatidos em Congressos e Simpósios. No mundo, existem 3 casos de Aglossia e dois deles estavam na UnB, sob a coordenação do Dr. Frederico Salles, cirurgião maxilo facial.

Não se sabe as causas da Aglossia, sendo que já foram consideradas hipóteses de uso de drogas, exposição a substâncias tóxicas, mas sem sucesso. O fato é que duas mulheres, uma brasileira e uma americana, estavam no Simpósio da UnB. A amercicana recebeu tratamento sem cirurgia e a brasileira foi operada, com êxito. Auristela, hoje, cursa Enfermagem e fez o tratamento por, aproximadamente, 5 anos, incluindo cirurgias com o ortodontista Jorge Faber.

Auristela, brasileira vira caso de ciência. Foto VEB

Auristela fala de forma compreensível, graças à atuação da fonoaudiologia. Na verdade, uma equipe multidisciplinar foi responsável por esse caso de sucesso. O grupo multidisciplinar coordenado pelo Dr. Frederico Salles foi formado por Jorge Faber, da Faculdade de Odontologia da UnB; Elizabeth Queiroz, da Psicologia; Maria Lúcia Torres, fonoaudióloga ligada ao Núcleo de Estudos em Educação e Promoção da Saúde; e Marcos Anchieta, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica. A professora de Nutrição da Universidade Católica de Brasília (UCB) Patrícia Costa Bezerra também integra a equipe. Entre os profissionais envolvidos no caso, ainda constam Paulo Galvão, especialista em radiologia; Gylse Anne de Souza Lima, também radiologista; e Eloi Michels, otorrinolaringologista.

Um fato é comum a todos os casos: a forma das mães alimentarem seus filhos sem língua. Como não têm deglutição, as crianças poderiam morrer de inanição, mas as mães, por instinto, colocam o bico do seio ou o bico da mamadeira direto na garganta e “ordenham” o leite diretamente.

AMBr TV Digital – um canal digital de informações sobre a Associação Médica de Brasília -AMBr-, onde serão divulgadas matérias e entrevistas com médicos, levando assuntos da medicina a especialistas e à comunidade, como forma de difundir conhecimentos científicos, tecnológicos, além de levar informações úteis sobre saúde à população. Estreitar o relacionamento entre a comunidade médica e a população. Postados no www.viverembrasilia.com.br e no http://www.ambr.org.br,  os vídeos serão ferramenta para tirar dúvidas e levar informações ao público.

 

 

 

Sobre o autor :

Comunicadora, redatora, radialista, palestrante motivacional, diretora do site Viver em Brasília.

Comentários no Facebook

1 Comment to “Casos raros da Medicina – Pessoas que nasceram sem língua”
  • kohls prom dresses
    8 de setembro de 2013 - Responder

    Tremendous-Duper site! I am loving it!! Will come again once more – taking you feeds also, Thanks.

Escreva um comentário